Festa Junina: receitas e decorações para comemorar em casa

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

A Festa Junina é uma das festividades mais tradicionais e queridas do Brasil. Comemorada em todo o país, essa festa popular encanta pessoas de todas as idades com suas danças típicas, comidas deliciosas e decorações coloridas. 

 

Uma celebração rica em história, tradição e cultura brasileira, a festa junina representa um momento de união, alegria e diversão para pessoas de todas as idades. Ao longo dos anos, essa festa popular tem se adaptado às mudanças sociais e culturais, mantendo sua essência e encantando gerações. A Festa Junina é uma manifestação única da identidade brasileira, sendo uma oportunidade de preservar tradições, valorizar a cultura local e fortalecer os laços comunitários. 

 

É um momento em que as pessoas se reúnem para celebrar, dançar, saborear as comidas típicas e se divertir. Por isso, se você está pensando em comemorar em casa, nós preparamos dicas de receitas e decorações para fazer em casa.

 

Início da Festa Junina no Brasil

O início das Festas Juninas no Brasil se deu durante o período colonial, trazida pelos portugueses, assim como muitas outras tradições.Celebrada principalmente nas vésperas das solenidades católicas de Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo, quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como Festa Joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para Festa Junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

 

Inicialmente, a festa possuía um forte tom religioso – conotação essa que se perdeu em parte, uma vez que é vista por muitos mais como uma festividade popular do que religiosa. Além disso, a evolução da Festa Junina no Brasil fez com que ela fosse associada a símbolos típicos das zonas rurais. Assim, a festa adquiriu características únicas, tornando-se uma manifestação cultural genuinamente brasileira.

 

Tradições de Festa Junina para não deixar de fora

No Brasil, a festa adquiriu um cunho rural, onde os homens se vestem de fazendeiros com grandes chapéus de palha e as mulheres usam maria chiquinha, sardas, dentes pintados e vestidos xadrezes. E devido a sua popularidade, se tornou comum realizar essa comemoração em casa, reunindo a família e os amigos para festejar. Por isso, se você optar por fazer a sua própria festa junina, saiba que as vestes típicas farão toda a diferença, então, faça seus convidados entrarem na brincadeira também, podendo inclusive, premiar a mais criativa.

Através dos anos, muitas tradições foram surgindo e hoje, acompanham a festa junina, desde danças animadas, decorações e brincadeiras para todos. Ou seja, se você pretende organizar a sua própria festa junina, veja por onde começar e o que não pode ficar de fora. 

 

Dança

A principal dança conhecida da festa junina é a quadrilha, sendo inspirada nas danças europeias do século XVIII, como a quadrille francesa e a contredanse inglesa. E aqui, os participantes se vestem com trajes típicos e muito coloridos. Com grande alegria e animação, a quadrilha junina envolve casais se cumprimentando, formação de figuras e passos coreografados, sendo uma mistura de danças europeias, africanas e indígenas.

Existem variações regionais na dança, com diferentes passos e coreografias, mas o que realmente importa é ser uma atividade divertida e animada para todas as idades. Desse modo, opte por músicas animadas que agradem a todos, além é claro, de músicas típicas da época, com certeza animação não irá faltar.

 

Decoração

A decoração da festa tem como característica principal os balões e bandeirinhas de papel colorido suspensas por todo o espaço, criando um ambiente alegre e acolhedor. A fogueira é outra tradição da festa, representando o acendimento do fogo para celebrar o santo São João.

Além disso, acessórios como o chapéu de palha, espantalhos, toalhas xadrezes e elementos rústicos também fazem parte da decoração, sendo utilizados para trazer um toque caipira e rural às festividades.

 

Assim, se você for fazer sua festa em casa, não economize na decoração, ela fará a diferença e irá criar o clima desejado, e o melhor, é possível fazer em casa, sem gastos fora do orçamento.

 

Brincadeiras

As brincadeiras, são marca garantida nas festas juninas, tornando o momento ainda mais divertido. Porém, apesar de normalmente serem mais voltadas ao público infantil, é possível envolver a todos, sejam crianças ou adultos, e assim, tornar esse momento ainda mais especial e divertido.

Por isso, confira aqui algumas sugestões de brincadeiras para fazer em casa e alegrar a festa, e o melhor, você pode soltar a imaginação e já colocar a mão na massa para preparar todas elas:

  • Pescaria: utilizando uma vara de pescar para pegar latas ou papel desenhado em formato de peixes de uma caixa, é possível separar brindes e entregar como prêmio;
  • Corrida do saci: as pessoas pulam em uma perna até o final de uma linha em uma corrida, imitando o movimento do personagem folclórico saci pererê;
  • Corrida de três pés: onde dois participantes amarram uma das pernas na perna do parceiro e correm juntos, precisando chegar a linha final;
  • Jogo de argolas: aneis são jogados em garrafas na tentativa de acertar o gargalo;
  • Tiro ao Alvo: lançamento de dardo na tentativa de ganhar mais pontos;
  • Correio Elegante: com mensagens anônimas, românticas ou engraçadas enviadas aos participantes.
  • Derrubar latas: uma pilha de latas é organizada e os integrantes tentam derrubá-las com uma bola;

 

Casamento caipira ou junino

Ainda sobre os santos, Santo Antônio ficou conhecido no Brasil como o santo casamenteiro. Essa “fama”, segundo alguns religiosos, veio de pedidos feitos por moças ao santo em busca de noivo e marido. Uma das formas de conseguir isso é colocar a imagem de Santo Antônio mergulhada de cabeça para baixo em um copo com água.

Já o famoso casamento caipira surgiu como forma de chacota aos casamentos clássicos, fugindo dos “padrões tradicionais”. A noiva aparece grávida e o pai obriga o noivo a se casar, tendo o apoio do delegado da cidade, que é amigo da família da noiva. O teatro do casamento é ainda maior, já que o noivo, que está embriagado, tenta fugir sem sucesso. O casamento caipira é finalizado com os noivos, então casados, puxando o início da quadrilha.

Assim, se o objetivo da sua comemoração for a diversão, vale muito a pena investir em uma boa encenação de casamento caipira, principalmente se for surpresa para os demais convidados. E o melhor, ele não precisa de roteiro, deixando tudo ainda mais natural e divertido.

 

Principais comidas para apostar na sua Festa Junina

Chegamos à parte principal da festa: a comida. E aqui, opções deliciosas é o que não falta. Muito conhecida por seus pratos típicos e saborosos, a festa junina reúne o que de melhor o Brasil tem para oferecer, a sua culinária, unindo pratos de cada região do país. Uma ótima alternativa é pedir que cada convidado traga um prato típico, facilitando suas tarefas. Porém, se você optar por prepará-los em casa, confira algumas opções práticas e deliciosas para a data:

  • Milho-verde: podendo ser cozido ou assado com manteiga e temperos, este é um alimento típico das festas juninas, permitindo inclusive outras adaptações conforme a sua preferência;
  • Canjica: um doce a base de milho branco, leite, açúcar e canela, essa sobremesa pode ser consumida quente ou fria e irá agradar a todos;
  • Pipoca: um verdadeiro clássico das festas juninas, a pipoca não pode ficar de fora. E aqui, você opta entre as opções salgada, doce, caramelizada ou colorida, a certeza é que será uma ótima pedida;
  • Pé de moleque: feito a base de amendoim torrado e açúcar caramelizado, esse doce saboroso e crocante já se tornou indispensável em qualquer festa junina;
  • Quentão: uma bebida que não pode ficar de fora. Preparado com cachaça, vinho, açúcar e especiarias, o quentão é uma bebida quente, sendo uma ótima opção para as noites frias das comemorações juninas.
  • Cuscuz: um prato tradicional na culinária brasileira, ele é preparado com farinha de milho, podendo ser servido doce ou salgado, com diferentes acompanhamentos e recheios.

 

Além destas, há outras opções deliciosas de comidas como o pinhão, bolo de fubá, a rapadura e tantas outras, incluídas conforme a cultura de cada região e conforme o gosto de cada pessoa. Ou seja, a gastronomia junina é variada, sendo muito rica em sabores e aromas para que todos possam desfrutar de uma das melhores épocas do ano. 

 

Deixe sua Festa Junina ainda mais deliciosa

Agora que você sabe o que não pode faltar em uma boa festa junina, queremos te  ajudar a torná-la ainda mais completa e deliciosa, por isso, preparamos uma receita especial de pé de moleque cremoso, e o melhor, é rápida e fácil de fazer. Confira a receita no vídeo abaixo.

 

 

Deixe sua festa junina mais completa com a UZ Utilidades

Com muita cor e alegria, a festa junina é uma das preferidas do país. Unindo brincadeiras e muitas comidas deliciosas, a festa já se tornou parte da cultura e tradição dos brasileiros, porém, sempre é possível deixá-la mais completa e especial. 

 

Para ajudar você a preparar e servir cada uma das suas receitas deliciosas, a UZ Utilidades conta com os produtos certos, e o melhor, acompanham você da cozinha até a mesa, garantindo praticidade, beleza e um toque especial de cor e alegria para a comemoração, tornando esse momento ainda mais especial.

 

Com cores modernas e um design único, a UZ Utilidades oferece preços acessíveis e muitas facilidades no pagamento e frete, tudo que você e sua casa precisam para dias mais práticos e funcionais. Acesse nosso site e confira todas as linhas de produtos disponíveis.

Depoimentos

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

RECEBA AS NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL!