Categoria

Geladeira descomplicada: 6 produtos para organizar a sua

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

 

 

Importância de uma geladeira organizada

Uma peça-chave em todos os lares, a geladeira é responsável por conservar alimentos perecíveis, aumentando sua durabilidade. Mas para isso, é importante nos atentarmos aos produtos que armazenamos nela.

 

Por isso, quanto mais organizada estiver sua geladeira, mais rápido será encontrar os produtos que precisa, e assim, ainda economizar energia. Além disso, quanto mais organizada, melhor a circulação de ar, e assim, maior a vida útil do seu eletrodoméstico.

 

Confira abaixo algumas dicas de como organizar a sua geladeira:

 

Faça uma boa limpeza

Se você quer uma geladeira organizada, primeiro é preciso higienizá-la. O ideal é tirar tudo do refrigerador e descartar produtos vencidos e sobras que não serão mais consumidas.

 

Aproveite que o refrigerador está vazio e retire todas as gavetas, divisórias e prateleiras para lavá-las com água e sabão neutro. Nas portas e paredes internas, passe um pano úmido com detergente para retirar manchas. Uma dica valiosa para evitar odores é passar um pouco de vinagre branco.

 

Defina o que vai ficar em cada parte da geladeira

Cada compartimento interno da geladeira possui uma temperatura diferente. Essa é uma informação muito importante para decidir o que colocar nas prateleiras, gavetas e porta, a fim de armazenar os produtos da melhor maneira possível. 

E mesmo que os modelos de geladeiras não sejam iguais, a maioria possui compartimentos similares. Veja o que é mais recomendado guardar em cada parte:

  • Prateleira de cima ou gaveta “extra-fria”

Este espaço é o mais refrigerado da geladeira e com pouca oscilação de temperatura, sendo ideal para alimentos mais sensíveis e que necessitam de refrigeração constante, como queijos, iogurtes, frios e margarina. Comidas prontas também podem ser guardadas nestes espaços.

Embora muitas geladeiras tenham espaços para armazenar os ovos na porta, é  recomendado guardá-los nos compartimentos superiores. Isso porque as prateleiras da porta possuem uma troca de calor constante, fazendo com que eles estraguem mais rápido. 

  • Prateleiras Intermediárias

Estas repartições possuem uma temperatura um pouco maior que as prateleiras superiores, por isso, aqui podem ser colocados alimentos que não necessitam de uma refrigeração tão intensa, como doces, leites, legumes já cozidos, entre outros alimentos.

  • Prateleira e gaveta inferiores

Os espaços inferiores são os mais indicados para conservar alimentos orgânicos. Isso porque ele possui um esfriamento menor, evitando o congelamento e o amadurecimento precoce dos produtos. A gaveta inferior é ideal para a conservação de verduras e folhas, pois não permite a troca de ar e mantém os produtos hidratados por mais tempo. 

E você sabia que as frutas podem acelerar o processo de decomposição das verduras quando guardadas juntas? Por isso, quando armazená-las nas partes inferiores ou gavetas, separe-as com sacos ou potes. 

  • Porta da geladeira

Aqui é onde ocorre a maior oscilação de temperatura devido ao abre e fecha da porta. Então, o ideal é manter alimentos pouco sensíveis como condimentos, molhos, água, suco de caixinha, cerveja, etc. Separe as coisas mais utilizadas em um espaço e as que possuem uma durabilidade longa em outro.

  • Congelador

A parte mais fria de uma geladeira e com temperaturas abaixo de 0°C, ideal para armazenar alimentos congelados por longos períodos, como carnes, marmitas, sobremesas e qualquer outro produto que necessita manter-se congelado para ser consumido depois. 

 

A dica é organizar para não sobrecarregar o funcionamento do congelador e obstruir os orifícios de entrada e saída de ar. Isso pode fazer com que a geladeira tenha que se esforçar mais para alcançar a temperatura adequada nesta divisória.

 

Mantenha uma rotina de limpeza

É ideal e muito importante que você faça uma limpeza geral na sua geladeira uma vez por semana. Dê uma olhada nos potes e gavetas para consumir rapidamente os alimentos que estão mais maduros. Se algo estiver estragado, jogue fora para evitar mau cheiro e economizar espaço em seu eletrodoméstico.

 

Dicas importantes!

Além de colocar em prática as dicas acima para organizar sua geladeira, é essencial se atentar a outros pontos importantes. Confira aqui.

 

  • Algumas frutas e legumes não precisam ser refrigerados

Batatas, cebolas e alhos, por exemplo, preferem a temperatura ambiente do que o ar gelado. Por isso, o ideal é mantê-los em uma fruteira ou em sacos furados próprios para o seu armazenamento.

 

Os tomates também preferem ficar fora da geladeira. Porém, caso alguns estejam em um estágio mais maduro, podem ser colocados nas gavetas inferiores do seu eletrodoméstico. Isso porque uma temperatura muito baixa atrapalha o amadurecimento adequado e pode alterar o sabor. 

 

  • Produtos perecíveis devem ficar mais visíveis 

Ao organizar as prateleiras da geladeira, coloque alimentos com validades menores na frente ou em um organizador separado. Assim, você fica sempre de olho no que precisa ser consumido antes, evitando o desperdício de comidas. 

 

  • Potes transparentes são ótimas opções

Sempre que for comprar potes ou organizadores, prefira os que possuam transparência. Isso permite visualizar melhor todos os produtos e evita que os alimentos fiquem esquecidos na geladeira a ponto de serem jogados fora. 

 

  • Não guarde nada destampado 

Sempre que guardar alimentos já cozidos, legumes usados pela metade ou qualquer tipo de comida, utilize potes com tampa ou coloque algo para cobrir bem o recipiente, isso fará com que os odores das comidas não se misturem.

 

6 produtos para manter sua geladeira sempre organizada

Agora que você já sabe como manter sua geladeira mais organizada, nós separamos cinco dicas de produtos para ajudar você nessa tarefa. Vamos conferir?

 

Organizadores Multiuso

Todo mundo já olhou para as geladeiras de novela e sonhou em ter uma igual, não é mesmo? E para isso, é muito importante investir em organizadores de qualidade. 

Por isso, os organizadores são peças indispensáveis em muitos cômodos da casa e também podem ajudar a deixar sua geladeira mais organizada. Com material em polipropileno, eles são resistentes e fáceis de higienizar, além de contarem com opções com divisórias e tampa, podendo ser empilháveis e facilitando ainda mais na organização. E com opções transparentes, eles facilitam a visualização dos alimentos.

 

 

Potes de Vidro

Os potes de vidro com fechamento hermético permitem vedar a entrada e saída de ar, e são as opções mais procuradas quando o assunto é manter uma geladeira organizada e conservar os alimentos por mais tempo em ambientes propícios. 

Produzidos em vidro borossilicato e com diferentes tamanhos e opções com divisórias, eles podem ser empilhados, facilitando a organização e auxiliando na categorização dos produtos.

 

 

Organizador de Frios

Tanto para servir quanto para armazenar, os organizadores de frios são ótimas opções. Com tampa e opções com divisória removível, ele permite a separação dos alimentos e sua melhor conservação, além de ser perfeito para servir à mesa. Outras variações ainda permitem armazenar manteiga e queijo.

 

 

Porta Ovos

Como você já leu neste artigo, não é indicado armazenar os ovos na porta da geladeira, devido a sua conservação, por isso, contar com um organizador de ovos é indispensável. Além de deixar seu eletrodoméstico mais organizado e bonito, ele pode ser empilhado, facilitando o manuseio e garantindo sua conservação.

 

 

Organizador de Garrafas

Apesar de poder armazená-las na porta da geladeira, caso você prefira organizar suas garrafas na parte interna, os organizadores são ótimas opções. Com design moderno e versátil, eles podem ser empilhados e garantem facilidade no manuseio, além de deixarem suas bebidas sempre geladas, sem sofrer alterações de temperatura.

 

Escorredor Multiuso

Para quem não abre mão de guardar verduras e legumes lavados, o escorredor multiuso é uma ótima opção. Com tampa e grade inferior, ele permite que a água dos alimentos escorra e não fique em contato com as folhas, e sendo transparente, facilita a visualização.

 

Deixe sua geladeira sempre organizada com os produtos da UZ Utilidades

Quando o assunto é organizar, a UZ Utilidades é especialista. E com diversas linhas de produtos, ela conta com soluções para seu dia a dia e sua casa, além de produtos práticos e funcionais para facilitar as suas tarefas.

 

Com cores modernas e um design único, a UZ Utilidades oferece preços acessíveis e muitas facilidades no pagamento e frete, tudo para que você possa organizar a sua casa. Acesse nosso site e confira todas as linhas de produtos disponíveis.

Depoimentos

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

RECEBA AS NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL!