Quer transformar sua lavanderia? Saiba por onde começar

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Quando o assunto é a nossa casa, cada escolha é muito importante, afinal ela reflete muito de nós. Por isso, merece toda nossa atenção. 

 

Mas, e quando o assunto é a nossa lavanderia? Um cômodo muitas vezes escondido da casa e que recebe pouca atenção. Mas isso tende a mudar, principalmente agora, com casas e apartamentos menores, onde os espaços são integrados. E com uma ampla variedade de produtos pensados e desenvolvidos para esse ambiente, tem ficado mais fácil trazer vida e energia para a sua lavanderia.

 

Se você quer renovar a sua, continue a leitura, pois preparamos um conteúdo especial para ajudar você. 

 

  1. Defina a paleta de cores

Antes de toda reforma, é essencial escolher a paleta de cores que será utilizada. E no caso da lavanderia, essa escolha é muito importante, principalmente por ser um ambiente menor e mais fechado. Por isso, é bom que você saiba a sensação que pretende passar com o ambiente, podendo ser mais organizado e descontraído.

 

Além disso, procure harmonizar a paleta de cores dos revestimentos com os eletrodomésticos da lavanderia. Por exemplo, se os seus eletrodomésticos apresentarem acabamento em preto ou grafite, procure equilibrar a decoração com opções claras, evitando que o ambiente fique escuro. Confira algumas dicas do que deve ser analisado.

 

 

Combinação de cores

Para quebrar a monotonia do ambiente, você pode combinar as cores de acordo com o que o local remete. Fazendo alusão à água, por exemplo, é possível combinar tons de azul ou verde nas paredes ou azulejos. Além disso, cores como o branco ou off white são ótimas opções, refletindo tranquilidade e calmaria. Combinações que, além de lindas, deixarão sua lavanderia com um toque único, proporcionando inclusive, a sensação de amplitude de espaço.

 

Combinação com a cozinha

Se sua lavanderia é integrada à cozinha, uma ideia interessante para aumentar o espaço é usar os mesmos revestimentos e cores, assim, você garante uma continuidade visual.

 

Aposte em pastilhas e adesivos

As pastilhas são ótimas opções para quem deseja apostar em cores e padrões mais criativos. Elas permitem que você brinque com as combinações de texturas diferentes, como a cerâmica e a porcelana, possibilitando ainda desenhos geométricos, trazendo mais vida ao ambiente. 

 

E para quem deseja passar um toque de modernidade, os adesivos de papel contact vão tornar a lavanderia bem mais alegre.

 

  1. Escolhendo o revestimento

Seja para quem está construindo ou irá fazer uma reforma na lavanderia, após a definição das cores, a escolha do revestimento adequado é muito importante. Ele irá contribuir com a estética do espaço, trazendo praticidade na hora da limpeza e segurança para suas atividades.

 

Opte por revestimentos com baixa absorção de água

Como a lavanderia é um espaço que está em constante contato com a água e demais produtos de limpeza, é importante que o revestimento escolhido tenha baixa absorção de água. O mármore, por exemplo, acaba não sendo uma alternativa interessante devido a sua alta porosidade.

 

Isso também vale para a escolha do revestimento para a lavanderia em áreas externas, uma vez que os materiais devem ser resistentes à chuva, sol e vento.

 

Escolha revestimento para piso antiderrapante

A lavanderia naturalmente é um espaço úmido, trazendo mais riscos de acidentes. Por isso, invista em revestimentos para pisos que sejam antiderrapantes, com textura fosca, evitando os brilhantes. Isso porque, os revestimentos que refletem mais luz normalmente são lisos e escorregadios.

 

Combine os revestimentos do piso com a parede

Para que o projeto da sua lavanderia fique completo, é importante alinhar os revestimentos que serão utilizados no piso e nas paredes. Contudo, isso não significa que precise ser o mesmo revestimento. É possível misturar tons, padronagens e materiais, desde que sigam a paleta de cores pré-definida para o espaço e possuam as características adequadas ao que você precisa.

 

  1. Atenção aos detalhes

Com a parte pesada da reforma já finalizada, é hora de se atentar aos detalhes, como os móveis, objetos e iluminação, que merecem nossa atenção e contribuem para a estética geral do ambiente. 

 

O simples é prático

A sua lavanderia pode ser bonita e moderna sem deixar de ser simples e prática. Isso é possível escolhendo materiais que combinem entre si e itens que possam ser utilizados para diversas funcionalidades. Os armários embutidos, por exemplo, ajudam a guardar itens como baldes, vassouras e dependendo da organização e espaço, podem armazenar até a roupa suja.

 

Mantenha as portas fechadas

Outro item que pode se destacar e ajudar nessa prática são as portas de correr. Práticas e versáteis, principalmente em ambientes pequenos, elas aliam facilidade e rapidez quando o assunto é deixar tudo organizado e os ambientes bem divididos, reservando a lavanderia do restante da casa.

 

Iluminação e ventilação adequada

Outro fator importante é a iluminação e ventilação do espaço. Isso ajuda bastante no processo de lavagem e secagem de roupas e ainda evita cheiros desagradáveis, típicos de ambientes fechados e úmidos. Nesse sentido, contar com uma janela facilita bastante, além de garantir uma ótima iluminação natural.

 

Organização do espaço

Mesmo em espaços separados e com portas, é muito importante manter a sua lavanderia sempre organizada, isso irá facilitar e otimizar as suas tarefas. 

 

Por isso, é importante calcular e analisar o tamanho do espaço e comprar os móveis, armários, balcões e eletrodomésticos que se adaptam a ele, sem deixá-lo com aquele aspecto de “tudo amontoado”. Isso é fundamental para você se sentir bem, ter um bom espaço de circulação e poder fazer suas tarefas confortavelmente.

 

  1. Escolhendo os objetos e materiais

Além dos móveis e eletrodomésticos, há todos aqueles objetos importantes para o dia a dia, como vassouras, baldes, materiais de limpeza, cestos de roupa e tantos outros itens indispensáveis para as tarefas.

 

E quando o assunto são produtos para a lavanderia, além da beleza, a qualidade faz toda a diferença. E quando é possível unir os dois, fica melhor ainda, não acha?

 

E para combinar com as cores e revestimentos escolhidos, opte por produtos com cores próximas, como o verde menta, o branco ou o cappuccino, sempre ótimas opções. E para escolhas mais práticas, separamos algumas sugestões de produtos que não podem faltar na sua lavanderia. Confere aqui.

 

Cestos de roupa e organizadores

Os cestos são os melhores amigos de toda dona de casa. Com diversos tamanhos e design moderno, seja para recolher a roupa suja ou organizar seus produtos de limpeza, eles garantem praticidade e beleza na organização. As opções com alças ainda proporcionam facilidade no transporte, sem contar, que você ainda pode separar e organizar por categorias.

 

 

Baldes e bacias

Os baldes e bacias já são itens indispensáveis em toda lavanderia. Seja para a limpeza leve ou pesada, ou mesmo para colocar alguma peça de molho, é impossível ficar sem. Uma boa opção nesses casos, é optar por produtos que possuam medidor do nível de água, facilitando as tarefas e gerando economia.

 

 

Varal e prendedores

Os varais portáteis são sempre os melhores amigos de quem precisa de agilidade para secar peças pequenas, sem contar a praticidade de estender e recolher as roupas. Já os prendedores, indispensáveis, contam com diversos formatos e cores, complementando a beleza do espaço e oferecendo praticidade no seu dia a dia.

 

 

Porta sabão em pó

Um item simples e muito útil no dia a dia, o porta sabão em pó permite armazenar o produto com segurança e praticidade, evitando a umidade e garantindo facilidade durante o uso, além de deixar seus armários mais organizados.

 

 

Renove e transforme sua lavanderia com a UZ Utilidades

Quando o assunto é transformar a lavanderia, a UZ Utilidades é especialista e conta com os produtos perfeitos. Com diversas cores, como o verde menta, o branco e o capuccino, que transmitem calma, tranquilidade e muito estilo, você escolhe qual prefere e assim, deixa seu espaço ainda mais completo.

 

Contar com os produtos corretos faz toda a diferença no dia a dia, por isso, a UZ Utilidades desenvolve produtos pensados para você e seu dia a dia. Com uma linha completa de produtos para a lavanderia, com material resistente, cores modernas e um design único, a UZ Utilidades oferece preços acessíveis e muitas facilidades no pagamento e frete, tudo para que você possa aproveitar toda a diversão que o verão nos proporciona. Acesse nosso site e confira todas as opções disponíveis.

Depoimentos

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

RECEBA AS NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL!