Categoria

São João: 6 dicas de produtos para preparar o arraiá em casa

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

 

Alegria, muita dança e comidas típicas são os símbolos das festas juninas. Comemorada no mês de junho, a festa recebe adaptações conforme cada região do país, mas uma coisa é certa, a animação sempre está garantida.

 

Então, se você vai preparar um arraiá em casa, pega seu par e entra nessa roda com a gente para conferir as dicas que preparamos especialmente para você.

 

A origem das comemorações no Brasil

Celebradas no Brasil desde o século XVII, as Festas Juninas são a segunda maior comemoração dos brasileiros, ficando atrás somente do Carnaval. Trazidas pelos portugueses na época da colonização, as festas possuem origem francesa, e com o passar dos anos evoluiu, sendo associada a elementos próprios do interior e das tradições sertanejas. 

 

Desde que as festas juninas foram trazidas pelos portugueses, a comemoração sofreu influências das culturas africanas e indígenas e, por isso, ela possui características peculiares em cada parte do Brasil. Assim como as comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje, que são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena.

 

Celebradas no mês de junho aqui no Brasil, as festas juninas comemoram três santos populares: Santo Antônio, São Pedro e São João. Por isso, tradicionalmente, as festividades iniciam no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, e se encerram no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Já nos dias 23 e 24 é celebrado o dia de São João.

 

Com um crescimento maior no Nordeste, a região possui hoje a maior festa junina do país, realizada em Campina Grande, na Paraíba.

Símbolos das Festas Juninas

As festas juninas são rodeadas de tradições e símbolos, como as comidas, as danças típicas, a fogueira e as roupas. Que tal conhecer alguns deles?

A quadrilha

Também chamada de quadrilha junina, quadrilha caipira ou quadrilha matuta, é um estilo de dança folclórica coletiva muito popular no Brasil.

Surgida na Inglaterra e adaptada à cultura francesa, a quadrilha é uma dança de salão, e se popularizou entre os membros da nobreza européia, chegando até Portugal. Trazida na época da colonização, a dança se difundiu no Brasil, e embora fosse uma dança dos meios aristocráticos, a quadrilha conquistou o povo e adquiriu um significado novo e mais popular.

 

Dessa maneira, ela se introduziu nos meios rurais como um festejo para agradecer a colheita e homenagear os santos populares, São João, Santo Antônio e São Pedro.

 

Os principais elementos que representam a quadrilha são a dança em pares, baseada em passos tradicionais, as roupas coloridas e tipicamente caipiras e a música instrumental caipira.

O casamento caipira 

Um dos momentos mais esperados das festas juninas, o casamento caipira serve  como uma sátira aos casamentos tradicionais, regado a descontração e muito riso. Podendo ser facilmente adaptado, ele segue um pequeno roteiro pré definido, onde a noiva está grávida e o pai obriga o rapaz a se casar. O noivo aparece bêbado e tenta fugir do altar várias vezes, sendo capturado pelo pai da noiva. Aqui, até o delegado da cidade e o padre ajudam para que o casamento seja realizado. Após a cerimônia, os noivos puxam a quadrilha e começa a festa.

 

A fogueira

Símbolo da proteção contra maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, por ser realizada em um mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas ao seu redor. Cada santo tem uma fogueira, sendo a quadrada de Santo Antonio, a redonda de São João e a triangular de São Pedro.

 

Comidas típicas

Deliciosos símbolos juninos, as comidas também são uma forma de agradecimento pela fartura nas colheitas, principalmente do milho. E com adaptações em todo o país, a festa se tornou popular pelos seus deliciosos quitutes como: curau, canjica, pamonha, bolo de milho, milho cozido, pé de moleque, paçoquinha, pipoca, pinhão, quentão, dentre outras.

 

6 Dicas de produtos para preparar seu arraiá em casa

E para quem vai reunir a família e os amigos e preparar um arraiá de São João em casa, contar com produtos de qualidade faz toda a diferença. E para isso, separamos seis itens para ajudar você a deixar sua noite mais especial, divertida e prática.

 

Porta-bolo

Nada como um bolo fresquinho e gostoso para celebrar as festas juninas, não acha? Pode ser de milho, de tapioca ou nozes, você escolhe, mas o que não pode faltar é um porta-bolo para servir à mesa. As opções com tampa são ideais para afastar insetos indesejados e garantir uma melhor conservação, sem contar que sua mesa ficará muito mais bonita.

 

Saladeiras

As saladeiras são opções práticas e muito úteis em todas as refeições, principalmente na hora de preparar seu arraiá e receber todo mundo em casa. Com diversas opções em tamanhos, cores e formatos, você pode compor uma mesa colorida e muito bonita, além de auxiliar muito na hora de servir.

 

Cumbuca/cremeira

As cumbucas e cremeiras são peças indispensáveis, e com tamanhos de 300ml ou 500ml, são ótimas para servir alimentos menores ou para comer aquela sobremesa deliciosa. E com diversas cores disponíveis, elas são ideais para receber a família e os amigos nas festas juninas, garantindo mais praticidade.

Bule térmico

Os bules são ótimas opções para servir bebidas quentes, como café, chá e quentão, já que mantém a temperatura por muito tempo. E com várias opções de tamanhos e cores, você escolhe o que melhor se encaixa com o que você precisa. Indispensáveis, são ideais para todas as épocas do ano. 

 

Bandejas

Com muitas opções para você escolher e combinando com todas as ocasiões, as bandejas são peças práticas e funcionais para servir e armazenar, deixando sua mesa ainda mais bonita. E com muitas opções de cores, você pode montar uma mesa colorida e deixar sua noite de São João ainda mais animada.

 

Os produtos ideais para seu arraiá estão na UZ Utilidades

Contar com os produtos certos faz toda a diferença para aproveitarmos cada momento, não é mesmo? Por isso, é importante saber o que mais combina com você e com cada ocasião.

 

Então, se você está pensando em fazer um arraiá de São João, a UZ Utilidades conta com uma linha completa de produtos para te ajudar nessa missão, e o melhor, atendendo a todos os gostos e necessidades.

Com cores modernas e um design único, a UZ Utilidades oferece preços acessíveis e muitas facilidades no pagamento e frete, tudo que você e sua casa precisam para dias mais práticos e funcionais. Acesse nosso site e confira todas as linhas de produtos disponíveis.

Depoimentos

Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Bruno Shawskaer
Bruno Shawskaer@shawskaer
Read More
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

RECEBA AS NOSSAS NOVIDADES POR E-MAIL!